No início de 2010, o Brasil fez uma transição significativa ao se tornar credor do Fundo Monetário Internacional (FMI), marcando um novo capítulo em sua relação com a instituição.
Após anos de dependência de empréstimos do FMI, o país agora passou a fornecer recursos ao Fundo, resultado da evolução em suas reservas internacionais.
Em 2005, sob a administração de Lula, o governo brasileiro quitou antecipadamente sua última dívida com o FMI. Quatro anos depois, em meio à crise financeira global provocada pela falência de instituições financeiras nos Estados Unidos, Lula e Guido Mantega, então ministro da Fazenda, anunciaram que o Brasil se tornaria um contribuinte para aumentar a capacidade financeira do FMI.
O compromisso anunciado em junho de 2009 estabeleceu que o Brasil investiria até US$ 10 bilhões em títulos do FMI. Esse acordo foi formalizado em janeiro de 2010, quando o Brasil passou a integrar o grupo de países que poderiam disponibilizar recursos ao Fundo.
Esse investimento não ocorreu através de uma transferência direta em dólares; o Brasil optou por adquirir notas emitidas pelo FMI, chamadas Direitos Especiais de Saque (DES), que passaram a integrar suas reservas internacionais.
Os DES são utilizados como unidade de conta pelo FMI e permitem a troca por moedas utilizáveis. O valor desses ativos é calculado com base em cinco moedas: dólar americano, euro, renminbi chinês, iene japonês e libra esterlina.
Os países que recebem DES podem convertê-los em moedas conforme acordos estabelecidos pelo FMI. Esses ativos geram juros baseados nas taxas das cinco moedas citadas e podem ser utilizados para quitar obrigações com o FMI ou realizar operações de swap cambial entre nações.
Dessa forma, o Banco Central considerou essa transação como uma reformulação na composição das reservas internacionais, sem diminuir seu total.
A trajetória do Brasil junto ao FMI foi marcada por décadas de empréstimos. Desde sua fundação em 1944, após a Segunda Guerra Mundial, o Fundo atuou como um agente financeiro internacional e o Brasil solicitou auxílio várias vezes.
Pelo menos 16 acordos formais de empréstimo foram firmados desde os anos 1960.
Um desses acordos foi feito em dezembro de 1998, quando o FMI aprovou um programa trilíngue equivalente a cerca de US$ 18,1 bilhões. Uma parte significativa desse montante estava atrelada à Supplemental Reserve Facility (SRF), criada para situações críticas nas reservas. O objetivo era mitigar os impactos da crise cambial e da moratória russa naquele ano, conforme relatado pelo Senado Federal.
O último grande financiamento concedido ao Brasil ocorreu em 2002 para enfrentar pressões cambiais antes da transição para o governo Lula. Em 2005, já sob sua gestão, a dívida restante com o FMI foi quitada antecipadamente num total aproximado de US$ 15,5 bilhões.
A partir de 2003, as condições externas começaram a mudar substancialmente para o Brasil. O país ampliou suas exportações e começou a registrar superávits comerciais significativos enquanto acumulava reservas internacionais.
<spanNaquele período, decidiu-se não renovar os acordos com o FMI e seguir sem um novo programa financeiro.
Em março de 2005, foi feita a oficialização da não renovação do acordo anterior e a escolha de não estabelecer um novo vínculo com o Fundo monetário internacional.
Em julho daquele ano, Lula optou por antecipar o pagamento de aproximadamente US$ 5 bilhões relacionados à SRF. Meses depois, também foram quitados os cerca de US$ 15,5 bilhões restantes referentes ao acordo stand-by, cuja data limite era entre 2006 e 2007.
O acordo stand-by, ou Stand-By Arrangement, é um programa temporário oferecido pelo FMI para ajudar países com dificuldades no balanço de pagamentos e que enfrentam problemas para honrar compromissos financeiros internacionais.
A finalidade principal é proporcionar liquidez imediata para auxiliar na estabilização das contas externas e da taxa cambial do país.
A decisão do governo brasileiro para efetuar os pagamentos antecipadamente foi justificada pelo fortalecimento das reservas internacionais do país. Nesse período as reservas líquidas alcançaram cerca de US$ 51 bilhões — aproximadamente três vezes mais que os valores registrados em 2002 — segundo Joaquim Levy, então secretário do Tesouro Nacional.
A quitação antecipada resultou na economia de cerca de US$ 900 milhões em juros que seriam pagos até as datas originalmente estipuladas.
O Banco Central destacou que essa operação reduziu as reservas internacionais brasileiras em US$ 10,5 bilhões em dezembro de 2005; mesmo assim elas terminaram somando US$ 53,8 bilhões após essa movimentação financeira.
No ano seguinte, a falência do banco Lehman Brothers nos EUA provocou uma crise financeira global que impactou bancos e governos ao redor do mundo. Economias emergentes como a brasileira enfrentaram desafios devido à retração do crédito internacional e à fuga de capitais durante esse período turbulento.
Em abril de 2009, durante cúpula do G20 realizada em Londres, houve um apelo dos países participantes por um aumento significativo nos recursos disponíveis ao FMI visando ampliar seu financiamento em US$ 250 bilhões.
Para obter esses fundos adicionais, o FMI introduziu novas formas de captação junto aos países-membros; uma delas envolveu a emissão das notas do Fundo que seriam adquiridas pelos governos e seus bancos centrais para financiar as operações da instituição financeira internacional.
Nesse contexto, a China manifestou interesse em injetar até US$ 50 bilhões no fundo; já Brasil e Rússia mostraram disposição para investir até US$ 10 bilhões cada um.
A administração Lula formalizou com o FMI um Acordo de Compra de Notas permitindo ao Brasil adquirir até US$ 10 bilhões nas emissões feitas pelo Fundo durante dois anos consecutivos.
Pela primeira vez desde sua fundação no pós-guerra mundial, o Brasil se tornou credor da instituição financeira internacional.
No final de 2010, aproximadamente US$ 986 milhões estavam aplicados nas notas emitidas pelo FMI. Essa operação não diminuiu as reservas nacionais porque as notas adquiridas poderiam ser rapidamente convertidas em moedas reconhecidas globalmente se necessário — funcionando como “ativos de reserva”.
A compra dessas notas apenas resultou numa alteração na composição das reservas internacionais brasileiras”, afirmou o Banco Central.









